domingo, 19 de novembro de 2023

OLAVO DE CARVALHO

 



1) A filosofia não é bem um programa pré-definido, como ocorre nas ciências exatas, no qual se percorre um currículo e ao fim do qual se está habilitado para o exercício de uma profissão específica. Trata-se de uma atividade podendo abordar qualquer tema dentro da realidade e na qual a existência do filósofo, assim como a sua responsabilidade pessoal, estão totalmente engajadas.

2) Exemplo: Antes de se estudar lógica é preciso comprender o porquê isto é necessário.

3) O estudo da lógica paradoxal depende do estudo da lógica. Sem a estabilidade do princípio de identidade por exemplo, não saberíamos se o conteúdo da lógica paradoxal é ele mesmo ou outro.   

4) O que se chama de ensino universitário de filosofia no Brasil, nada mais é do que um sistema de formação de professores em filosofia (não de filósofos). 

5) A filosofia no seu inicio foi essencialmente filosofia moral, ou seja: a busca pelo o que é certo. 

6) A filosofia grega começou dentro de um contexto social estável no qual as pessoas envolvidas nos diálogos com Sócrates tinham mais ou menos um arcabouço cultural comum: cidadãos gregos implicados na política da cidade e iniciados na cultura e religião, fato totalmente inexistente no cenário atual. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário