domingo, 29 de outubro de 2023

ASTROLOGIA

The Real Astrology - John Frawley

1) 

Exemplo de uma questão de astrologia horária: Aonde está tal objeto?

Decomposição da análise:

  • Casa 4: "Buried treasures"
  • Casa 3: "Comunicação"
  • Casas 1, 4, 7, 10: O objeto está próximo ("Angular houses")
  • Casas 2, 5, 8, 11: O objeto está próximo, mas em um lugar inabitual
  • Casas 3, 6, 9, 12: O objeto está longe ("Cadent houses")
  • O tema da questão "buried treasures" é um tema de casa 4. A cúspide da casa está no signo de Virgem. Portanto, o "ator" para o qual devemos olhar é o planeta Mercúrio, o planeta regente do signo de Virgem. 
  • Velocidade dos planetas
    • Mercurio está se afastando do Sol. Mas o que o Sol representa? Para entender o papel de um planeta dentro do drama da questão, é preciso direcionar o olhar para a primeira casa que é regida por este planeta dentro do mapa em questão. O Sol é o regente de Leão, que é o signo no qual se encontra a cúspide da casa 3. A casa 3 é a casa da "comunicação", "transmissão", etc
    • Mercurio está saindo do "envio", "comunicação", "transmissão" e indo se aproximar do planeta Jupiter, que é o regente da casa 10 que simboliza "trabalho", "escritório", etc
    • No entanto, antes de chegar em Júpiter, vai fazer um aspecto com Saturno no grau 18, o que é maléfico. A sorte do individuo é que a lua esta numa situação análoga na qual ela sai de um aspecto com o Sol para entrar em aspecto com o planeta Júpiter. Neste caso, isso ocorre numa velocidade muito maior do que aquela de Mercurio. Esse fenômeno é conhecido como translation of light
  • A análise do tempo
    • Olhar a diferença de graus entre a Lua (15°) daquele no qual ela estava em aspecto com o objeto procurado, neste caso quando ela estava em conjunção com Mercúrio em 7°. O contato com Mercúrio, o "aspecto", representa o momento no qual o objeto foi visto pela última vez. A diferença de dias entre o aspecto e o "agora" determinará a relação °/dias, que é a taxa que se deseja estabelecer

2) 

Temperamento: matéria-prima da qual a pessoa é feita

Complexão: aparência desta pessoa

3) 

Por meio do método da astrologia moderna, a pessoa de Adolf Hitler poderia ser qualificada nos seguintes termos: 

Gêmeos: Oratória

Leão: Centralidade

Virgem: Dor de barriga

Aries: Impetuosidade

4) Exemplos de objetividade encontrados na astrologia tradicional: 

  • O Astrólogo de Dante, Guido Bonatti, que simplesmente previu a vitória do Earl de Mont Serrant em uma batalha, mas que ele teria uma ferida importante (porém não mortal).
  • Ebenezer Sibley, que previu o advento da revolução francesa na qual pessoas importantes da elite francesa na igreja e dentro do estado morreriam
  • Luca Gaurico, que previu a morte de Henrique IV aos 41 anos de idade devido a um ataque desferido contra os seus olhos. 

5) 

Casa 2: Posses

Casa 12: Inimigos ocultos

6)

A diferença entre os pontos de vista moderno e tradicional pode ser formulado nos seguintes termos: Mundo real (Tradicional) x Estado da mente (Moderno). 

7) Aspecto entre lua e saturno:

Ponto de vista moderno: coisa ruim que afetará os seus sentimentos

Ponto de vista tradicional: um número de analogias muito superior

8) Estudo de caso:

  • Saturno em Peixes na casa 12
  • Lua em Touro na casa 2
  • Casa 2) é a casa das posses
  • A Lua é feminina
  • Casa 12) é a casa dos inimigos ocultos
  • Peixes: pode indicar que o fenômeno ocorrerá muitas vezes ou que a pessoa possui muitos inimigos
  • A Lua em sextil com Saturno indica que o roubo acontece com facilidade; caso o aspecto entre os dois planetas fosse uma quadratura a infração ocorreria com dificuldade
9) John Frawley continua a análise do mapa de Adolf Hitler sob o prisma da astrologia moderna. Para isso toma o signo dentro do qual o sol dele se encontra (neste caso Touro) e faz uma análise do sujeito com base nas qualidades intrínsecas deste signo. Em seguida, olha para o ascendente em Libra do ditador e atribui as qualidades de imparcialidade, busca pela harmonia, etc, fazendo as mesmas observações de praxe sobre os defeitos do mesmo já em circulação na imaginação popular como indecisão e hesitação. O astrólogo moderno daria seguimento à sua análise complementando-a com as notas de qualidades em relação com os aspectos entre os planetas do mapa natal (conjunções, tríades, oposições, etc).

10) A astrologia moderna com as ferramentas que lhe são intrínsecas não seria capaz de identificar a periculosidade do indivíduo em questão devido à negligência da mesma no que diz respeito a alguns fatores essenciais. Eles são: 
  • Estrelas fixas: No mapa de Hitler muitas estrelas de natureza maléfica desempenham um papel importante devido à sua proximidade com o Sol e a Lua, assom como pela própria presença em casas angulares. 
  • Antiscion: Fenômeno que atribui a um planeta do mapa astrológico a capacidade de se posicionar em uma casa diferente daquela na qual ele está instalado. No caso de Hitler, o planeta Saturno se posiciona em um aspecto de conjunção com Marte e Vênus. 
  • Força dos planetas: a análise moderna também prescinde da consideração a respeito da força dos planetas. No caso de Adolf Hitler, exceção à Vênus confortavelmente instalada em Touro, todos os outros planetas do mapa aparecem em posição de exílio ou detrimento, o que via de regra indica um certo grau de degenerescência na personalidade do indivíduo.  

11) O desaparecimento da astrologia do imaginário se deu por meio da ruptura com a cosmovisão tradicional em vigor no mundo ocidental até o advento das filosofias de Bacon, Newton e Descartes. 

12) O processo de restauração da idéia de astrologia no ocidente se deu por intermédio de Alan Leo. 

13) Uma das características da filosofia moderna é a de que tudo aquilo que não pode ser formulado nos seus próprios termos não existe.

14) Quando uma estrela se encontra em um signo fixo, suas características se manifestam de maneira relativamente confortável. Caso ela se encontrasse em um signo cadente, suas características se manifestariam de maneira secundária e indireta.

Tabela com as triplicidades e quadricidades de cada signo

15) 14) ilustra um dos problemas com a leitura corrente do mapa natal de Adolf Hitler por exemplo, cujos planetas em detrimento ou em exílio se encontram sobre signos fixos, o que facilita a manifestação direta de suas propriedades.  

Tabela de dignidades e debilidades essenciais e acidentais

 

16) Uma das características da empreitada de Alan Leo é o fato de que ela se deu por meio da porta que foi aberta pela Teosofia na sociedade inglesa. Os temas astrológicos foram rehabilitados, no entanto com um sentido deturpado. Ao invés de dar respostas objetivas e materialmente verificáveis, o mapa se focalizava na dimensão natal do indivíduo e o signifcado dos elementos ali dispostos revestiu-se de um significado variável em função do estado evolutivo da pessoa -- condição que se apresentara de maneira límpida para o astrologo, que não é mais apenas um técnico, mas uma espécie de mestre espiritual. 

17) Com o tempo, a astrologia teosófica de Alan Leo recebeu a influência de Carl Jung, que graças ao interesse que manifestou a respeito desta matéria, acabou integrando à arte astrológica um arcabouço de conceitos de natureza psicológica.

Observações pessoais

1) Por meio do estudo de caso fica a impressão de que a diferença principal entre as duas metodologias ("moderna" e "tradicional") reside no fato de que uma se focaliza no aspecto mental enquanto a outra se permite uma gama maior de analogias. Por exemplo: 

  • Se o planeta que é o ator do drama em questão (no caso de uma análise horária) possui natureza masculina ou feminina
  • O seu aspecto com outros planetas, que pode indicar a facilidade e/ou dificuldade por meio da qual alguma coisa acontece
  • A força relativa entre os atores do drama que é determinada em função da casa aonde estão estão, etc
2) No exemplo 1), quando estamos diante da questão que se ocupa de identificar algum objeto perdido, é preciso observar qual é o planeta que representa este objeto e em seguida analizar o lugar de onde ele está saindo e para onde ele está indo. 

3) Exemplo de aplicação da astrologia horária

  1. Identificar os planetas que são os personagens principais do drama à partir da natureza da questão
  2. A determina da questão determina a casa para a qual o astrólogo deve olhar
  3. A casa determina o planeta personagem por meio da análise da situação de sua cúspide
  4. Analisar os aspectos e a relação de aproximação e afastamento entre os planetas 
  5. O significado dos planetas que não são identificados em 1. pode ser compreendido por meio da análise das casas nas quais os signos regidos por eles se encontram (a primeira casa no caso)


Nenhum comentário:

Postar um comentário